Select Page

Câmara vai ao TRE para definir regras de plebiscito do Ouro Verde e Campo Grande

Câmara vai ao TRE para definir regras de plebiscito do Ouro Verde e Campo Grande

plebiscito ouroverde

O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Campos Filho (DEM) e o vereador Rafa Zimbaldi (PP) foram recebidos em audiência pelo juiz corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marco Ferraz, na tarde desta sexta-feira (13/06) para a definição das regras do plebiscito que vai decidir sobre a elevação das regiões do Campo Grande e Ouro Verde à condição de distritos administrativos. De acordo com Ferraz, este modelo de consulta é inédito no Brasil, pois o eleitor terá de decidir no mesmo dia, sobre as eleições gerais e a criação dos distritos.

Na segunda quinzena de maio deste ano, os juízes da corte eleitoral aprovaram, por unanimidade, que a consulta será realizada no dia 5 de outubro, junto com o 1º turno das Eleições 2014. Os juízes decidiram ainda que toda a cidade será chamada a opinar. “Não poderíamos deixar a definição apenas para as regiões. O município é um só, portanto, toda a população deve votar”, explicou ele.

As perguntas serão feitas aos eleitores na seguinte ordem: “Você é a favor da criação do distrito de Ouro Verde?” e “Você é a favor da criação do distrito de Campo Grande?”. Logo após, aparecerão na urna o “sim” e o “não”, nesta ordem. O número 60 correspondente ao SIM. O número 30 será o Não.

O plebiscito foi proposto pela Câmara Municipal de Campinas a partir de um projeto protocolado por Zimbaldi em agosto de 2011. A proposta cumpriu, entre outras exigências, a apresentação de um abaixo-assinado com apoio de mais de 1% do eleitorado do município e estudo técnico do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC), relativo à delimitação perimétrica dos distritos a serem criados.

Zimbaldi acredita que a elevação vai proporcionar autonomia administrativa à região, que poderá pensar, inclusive, na possibilidade de ter orçamentos próprios. Os distritos do Ouro Verde e do Campo Grande abrangeriam 200 bairros, onde vivem perto 400 mil pessoas.

Estudo do IGC feito a pedido do vereador, definem os limites das duas regiões. No mapa elaborado pelo instituto, os distritos serão separados pelo Rio Capivari.

O do Ouro Verde será delimitado por um trecho da Rodovia dos Bandeirantes, até próximo ao trevo do Campinas Shopping (no Jardim do Lago); Rodovia Santos Dumont até o rio. O Ouro Verde deve ficar com o Aeroporto Internacional de Viracopos e com o Distrito Industrial. Terá bairros como Friburgo, Jardim Esplanada, Vida Nova, Mauro Marcondes e todos os DICs.

O Campo Grande também ocupará trecho da Bandeirantes, até o limite com o município de Monte Mor, e terá alguns dos bairros mais populosos da região, como o Itajaí, Satélite Iris, Campina Grande e São Luis, já na divisa com Monte Mor e Hortolândia. Também no Campo Grande está o Cemitério Parque das Flores.

Campinas conta hoje com quatro distritos: Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Sousas e Nova Aparecida.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins