Select Page

08 de Abril: Dia Nacional da Escrita Em Braille

08 de Abril: Dia Nacional da Escrita Em Braille

A arte de se comunicar é própria do homem, desde os tempos em que desenhava nas pedras.  E não se pode negar que a necessidade talvez seja seu maior motivador.

alfabeto brailleA escrita em Braille é lembrada em data especial nacional no dia 08 de Abril, o que ocorre no Brasil desde 2010.

O Braille é um sistema natural de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual e é essencial para a alfabetização de pessoas cegas, garantindo-lhes o acesso a informação, mediante a combinação de pontos em relevo de diversas formas, identificados pelo tato (sensíveis pelos dedos).

Nesse dia 08 de abril, nascia José Alvares Azevedo, que foi o primeiro professor cego brasileiro. Tendo estudado por esse método em Paris, na França, esse professor passou a ensiná-lo e a disseminá-lo aos brasileiros que tinham deficiência visual, quando de seu retorno ao Brasil, tendo seu trabalho reconhecido com o título de Patrono da Educação dos Cegos no Brasil.

A importância da acessibilidade à educação para todos só é compreendida quando se passa pela experiência da dificuldade, o que ocorre, por exemplo com a falta de livros didáticos em braille, e mesmo com computadores, por exemplo, com teclados na mesma linguagem.

Mas de onde surgiu o Braille?

O método recebe o nome de seu inventor. Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809, ficou cego já na infância, e, em 1825, aos 16 anos, desenvolveu e  apresentou a primeira versão de um sistema de escrita e leitura que mudou a vida das pessoas cegas em todo o mundo.

Seu invento era baseado na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas e três linhas, o Sistema Braille.

Por essas combinações, é permitida a formação de 63 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática. Esse sistema adapta-se perfeitamente à leitura tátil, pois os seis pontos em relevo podem ser percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque.

A leitura do braille é feita da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mãos.

Cenário brasileiro

Segundo os novos dados do censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês, existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, possíveis leitores e admiradores de diferentes gêneros da literatura. Destes, 582 mil são cegos e 6 milhões têm baixa visão ou visão subnormal.

lei organica em brailleCampos Filho proporcionou o acesso da Lei Organica de Campinas em Braille

Pensando na acessibilidade, Campos Filho, enquanto estava no exercício da Presidência da Câmara Municipal de Campinas no ano de 2014, ampliou o acesso cidadão, firmando convênio com o Senado para impressão da Lei Orgânica do Município de Campinas em Braille. A entrega de um dos exemplares foi feita pela então Diretora da ELECAMP, Ana Cleide Souza ao Instituto Campineiros dos Cegos Trabalhadores. Veja a matéria aqui.

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins