Select Page

9 de Julho – Revolução Constitucionalista de 1932

Também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista
REVOLUÇÃO

Foi um movimento que ocorreu no Estado de São Paulo, onde queriam derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembléia Nacional Constituinte.
Os Estados brasileiros viviam sob a Constituição de 1891 e se revoltaram contra o governo de Getúlio Vargas , líder civil da Revolução de 1930, que depôs o Presidente Washington Luis e impediu a posse do paulista Julio Prestes. A entrada do gaúcho Getúlio Vargas à presidência, pôs um fim na chamada política do café com leite e desagradou as elites paulistas, representadas pelo Partido Republicano Paulista, o PRP, que viram não só o poder sobre a política brasileira ser perdido, como presenciaram também o então estado mais rico da federação ser submetido a um situação de submissão.
Uma das primeiras medidas do governo federal ao assumir foi dissolver o congresso e os poderes estaduais. Enquanto outros estados ganharam interventores nascidos neles, São Paulo teve que se contentar com militares de outros locais, pois o Partido Democrata, que era a favor da revolução de 30, não indicou ninguém para o cargo.
O Golpe de Estado aconteceu porque Getúlio Vargas governava por Decreto, sem uma Constituição e em um governo provisório. Foi a primeira grande revolta contra o governo.
VOCÊ SABIA… que a Lei Federal n. 9.093, de 12 de setembro de 1995, determina que cada Estado tenha uma data magna (data de um grande acontecimento), fixando-a como feriado estadual através de lei. Pois é, e através da Lei Estadual n. 9.497, de 05.03.1997, foi instituído o dia 9 de julho como feriado civil do Estado de São Paulo. E por que dia 09 de julho? Porque nessa data comemora-se a deflagração da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo.

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins