Select Page

Campos Filho e sua experiência na pastoral das Exéquias

Exéquias: “até pra morte tem jeito, pois Cristo venceu a morte”

La-resurrección-de-Lázaro-e1354821015396

Como integrante da Pastoral das Exéquias, encaro essa vocação como um grande desafio.  A morte ainda é o mistério da existência humana. O medo, a incerteza tomam conta de nós   que convivemos com o finito, Um dia a nossa hora  vai chegar, assim como o sol nasce, depois vai embora, a planta nasce, depois morre.
Nascemos,  passamos um tempo  aqui e depois, vamos á casa do Pai.
Aliás o próprio Jesus, teve essa sensação ao perceber que sua hora chegara e afirmou “Pai, afasta de mim este cálice”.  Diante desse medo que toma conta da gente,  as palavras humanas nem sempre chegam, mas a fé e a esperança são luzes.

Exéquias são ritos e orações com os quais a comunidade cristã acompanha seus mortos e os encomenda a Deus. Em todos os povos e em todos os tempos encontram-se ritos relacionados com os defuntos e com os que choram a morte de algum familiar. Também conhecido por “Ritual de Exéquias”.

A Palavra de Deus permite lançar o olhar para além das sombras da morte: “ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte, não temerei” (Sl 23).

Na minha experiência nessa pastoral já há algum tempo, entendo que Exéquias tem a ver com êxodo, passagem.
Claro a perda de um ente querido deixa  um vazio, pois é o rompimento dos laços,  e  ninguém está preparado. Aí a importância tambem da nossa Pastoral em acompanhar e levar esta esperança as famílias,de  que não acaba no momento da perda.
Creio que este sentimento de  “fim”  é  passar da morte para vida, cujo inicio se deu por ocasião do batismo.
Continua ao longo de toda a vida e se completa  com a morte. Isto graças à nossa plena participação na ressurreição de Jesus Cristo. São Paulo afirma  aos Colossenses, “o morrer e o viver em Cristo, indo deste mundo ao Pai, completando em sua carne a paixão de Cristo” cap 1,24.
A Pastoral das Exéquias nos  revela que  até pra morte tem jeito, afinal,  seguimos Aquele que venceu a morte!

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins