Select Page

A hora e a vez dos Jovens com a 1ª Semana da Juventude em Campinas

Juventude1

O dia 12 de agosto marca a comemoração da “Semana Municipal da Juventude”. A data foi instituída no Calendário Oficial da nossa cidade com a aprovação da Lei Complementar nº 115, de 29 de Agosto de 2015, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude.

A programação, construída em conjunto pelo poder público e sociedade civil, tem como objetivo o diálogo com os jovens. Nesta primeira semana os organizadores optaram por realizar as ações de maneira descentralizada, para que os jovens das diversas regiões da cidade  tenham oportunidade de participa, se ter de se deslocar para regiões centrais “Queremos dar voz aos jovens de Campinas, entender sua realidade para que, enquanto Conselho, possamos estabelecer políticas públicas que realmente dialoguem e transformem a sociedade em que esses jovens estão inseridos”, afirma a presidente do CMJ de Campinas, Glaucia Ruiz.

Dentre as inúmeras atividades, acontecendo desde o dia 08 até o dia 14 de agosto, tem propostas como debates, teatros, exibições de filmes, inclusive uma oficina de grêmio, que tem por objetivo ensinar os jovens a montar um grêmio: como deve funcionar, o que podem fazer na escola e como podem contribuir para pautas municipais, estaduais e nacionais.

A Jornada Mundial  da Juventude

E a moçada está com tudo. Na Semana de 26 a 31 de julho, a Cracóvia recebeu a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que é um grande encontro de jovens de vários continentes, países, línguas, culturas e povos diferentes. É uma forma de evangelização da Igreja, que através das Jornadas continuam a anunciar a mensagem de Jesus Cristo aos jovens.

papa com jovensDurante o evento, o Papa Francisco convidou os presentes a rezar em favor das vítimas das vítimas das guerras e os sofrimentos que passam, embora nada justifica o sangue derramado de um irmão. A nossa resposta a este mundo em conflito tem um nome: fraternidade, irmandade, comunhão, família e pediu aos jovens presentes para fazer um momento de silêncio e rezar.

O Papa ainda orientou os jovens dizendo que o mundo de hoje pede-nos para sermos protagonistas da história. A história pede-nos para defender a nossa dignidade e o nosso futuro. “O Senhor, concluiu o Papa, aposta no nosso futuro; Ele nos convida a deixar a nossa marca no mundo e na vida, que determina a história humana”. Logo, o Santo Padre exortou a juventude, presente em Cracóvia, a saber viver na diversidade, no diálogo, na partilha; a ter coragem de construir pontes e de abater os muros!

Por fim, como sinal de unidade, o Papa pediu aos jovens para dar-se as mãos, para formar uma grande ponte de fraternidade e amizade!

***Para acompanhar a programação da Semana Municipal da Juventude acesse https://www.facebook.com/events/1599778360319528/ .

Fontes:

Campinas comemora primeira Semana da Juventude; veja programação

http://www.krakow2016.com/pt/

http://www.cristojovem.com/jmj/cracovia-2016

https://www.facebook.com/events/1599778360319528/

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins