Select Page

Campinas e região recebem sensores que aperfeiçoam sistemas de prevenção de tempestades

Sensores auxiliam na captação de descargas elétricas dentro de nuvens em até 20 quilômetros

raio-1900x900_c

As Moções de Campos Filho, nº 237/2007 e 95/2016 tiveram sucesso e agora, tanto a cidade de Campinas, como Americana, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Itatiba, Santo Antônio de Posse, Tuiuti  vão auxiliar na captação de descargas elétricas dentro das nuvens em até 20 quilômetros, mediante os sinais dos sensores que serão instalados em cada uma dessas cidades.

Esses equipamentos fazem parte do sistema do radar metereológico do CEPAGRI da Unicamp, e devem ampliar e aperfeiçoar as informações relativas a chegada de tempestades.

 Além disso, também há o radar meteorológico de dupla polarização (capaz de medir a chuva tanto no sentido vertical quanto no horizontal) instalado no Campus da Unicamp, que é capaz de detectar os fenômenos com até seis horas de antecedência.

Segundo informou a coordenadora da Defesa Civil de AmericanaMarli Rodrigues dos Santos Kiriyama,  será possível antecipar ações mediante o conhecimento da chegada de tempestades, o que, diga-se de passagem, poderá prevenir situações como a que ocorreu no último dia 04 de  junho de 2016.

A instalação dos sensores faz parte de um projeto denominado de SOS Chuva, liderado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceira com a USP e Unicamp e custará R$ 3,5 milhões. Ele foi financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O projeto terá a duração de 24 meses.

Marli Kiriyama comenta que, com os equipamentos, já será possível monitorar a chuva no verão do próximo ano, época em que acontecem os eventos de maior intensidade.

SENSOR DE TEMPESTADES

sensor-tempestade-271x180Conforme informações da Coordenadora, além do radar e dos sensores, serão espalhados detectores de granizo, quatro estações hidrológicas completas, sendo duas em Campinas, uma em Limeira e uma em Piracicaba com transmissão de dados em tempo real e até fotografia dos rios, 30 pluviômetros automáticos e um anemômetro sônico para estudar ventos intensos na área urbana, que será instalado no próprio radar.

Todo esse sistema, próximo de nossa cidade, confirma que Campinas concentra importância no gerenciamento do clima, de sorte que as moções que Campos Filho propôs ao Governo do Estado de São Paulo, por duas vezes, conforme noticiado neste site em 14 de junho de 2016, foram oportunas e contribuíram para efetivar melhorias na qualidade de vida dos cidadãos tanto de nossa cidade, como das cidades vizinhas.

Ações como essa são importantes para buscar a exploraçao do diferencial de nossa cidade no cenário da Região Metropolitana de Campinas.

FONTE: http://www.portalcbncampinas.com.br/2016/08/municipios-da-regiao-de-campinas-recebem-sensores-capazes-de-detectar-tempestades/

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins