Select Page

NOVEMBRO, MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

NOVEMBRO, MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Mês da Consciência Negra no Município de Campinas

15129751_1374875922525457_297490649_n

Através da lei nº 12.480, de 16 de Janeiro de 2006, foi instituído no calendário de comemorações oficiais do Município de Campinas, o mês da consciência negra. Durante este mês, as escolas da Rede Municipal de Ensino desenvolverão atividades que resgatem a trajetória da luta de Zumbi e do movimento negro atual, e promovam a análise da situação do negro e dos afrodescendentes na sociedade brasileira de hoje.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
O motivo da escolha desta data foi para coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Homenagem a Zumbi

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a cultura do povo africano. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Fontes

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12519.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaroriginal/id/86272

http://www.palmares.gov.br/?p=43438

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins