Select Page

Coreto da Praça Carlos Gomes recebe nome de “Inezita Barroso”

coreto inezita barrosoA cantora e apresentadora de TV Inezita Barroso nasceu em um domingo de carnaval, já ouvindo marchinhas paulistas, conforme declarou em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, em janeiro de 2012, e desde os 07 anos já sabia de sua vocação para a música.

No dia em que um violão caiu em suas mãos, ela atacou de Boi Amarelinho. E teve caboclo marmanjo chorando baixinho. Na década de 1960, Inezita já tinha ímpetos de pesquisadora e tinha visão para identificar a música regional, que chamava de caipira, rejeitando a expressão ‘sertaneja’ por achar que não condizia com a realidade de São Paulo.

Decidida a desbravar as profundezas do Brasil, viajou de Jipe e dirigiu até a Paraíba, onde iria gravar um filme sobre a Guerra do Paraguai, aventura que durou dois meses, sempre anotando, literalmente, todas as notas musicais que encontrava pelo caminho. Como não tinha gravador, escrevia uma a uma do que ouvia das culturas locais em folhas com pentagramas musicais. Sua aventura rendeu história. Quando chegou a Salvador, testou as trações nas quatro rodas subindo de Jipe as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Mais à frente, no interior da Bahia, ficou encantada por um cantador e passou a anotar rapidamente o que ele cantava, até que um caminhoneiro parou a seu lado ouvindo em alto volume a Rádio Nacional. “Não consegui ouvir mais nada. Perdi o que aquele homem cantava.”

Em sua carreira, foram mais de 80 discos lançados, quase dez filmes e a conquista de uma autonomia artística, como de poucos,  em um programa na TV Cultura, com 35 anos de duração, mostrando apenas a legítima música do Brasil.  Tudo o que Inezita Barroso viu pelo país afora ficou bem guardado, fortalecendo a maior defensora das tradições culturais que o Brasil já teve. Inezita Barroso morreu aos 90 anos, em 08 de março de 2015, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mas ao batizar de “Coreto Inezita Barroso” a Praça Carlos Gomes, guarda e eterniza na memória de Campinas e do Brasil, a ilustre passagem dessa pessoa que sempre fortaleceu as tradições culturais da Música de nosso país. Veja a reportagem:

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins