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Incluído no Calendário Oficial de Campinas, o “Dia da Dislexia”

O Dia Municipal das pessoas com Dislexia  objetiva trazer o debate para a construção de um sistema educacional que junte, na mesma estrutura, o ensino comum, como o conhecemos,  e a educação especial, criando um ambiente escolar de plena inclusão, através do desenvolvimento acadêmico e social.

O Projeto de Lei de minha autoria, que inclui no Calendário Oficial do Município de Campinas, “O Dia Municipal das Pessoas com Dislexia”,  deve fazer parte de programação tendente a dar ampla divulgação a essa questão, sua problemática e formas e mecanismos de inclusão, como  seminários, palestras e outros,  de modo a subsidiar e criar políticas públicas e escolares voltadas ao disléxico.

Assim, busca-se a inclusão, o conhecimento, e a identificação de pessoas com Dislexia, bem como se pode identificar  o que está sendo realizado na cidade, as perspectivas para avançar na educação nesse aspecto, o que vai além da questão pedagógica, podendo fazer a inserção do apoio familiar, o treinamento dos profissionais professores e auxiliares e administrativos, enfim a comunidade da área da escolarização.

A dislexia tornou-se uma questão importante de saúde pública: Em geral, crianças com algum tipo de distúrbio de aprendizagem não processam as informações de maneira convencional o que resulta, muitas vezes, no abandono do ensino formal e fracasso na vida escolar.

Estima-se que entre 5% a 17% da população seja disléxica e 7% dos alunos em idade escolar apresentam Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sejam moderadas ou severas, TDAH e Dislexia não tratadas em adolescentes e adultos causam uma variedade de incompetências cognitivas, emocionais e comportamentais, que não só reduzem as habilidades em lidar com as situações cotidianas adversas, como são agravantes para muitos outros transtornos do desenvolvimento.

Sem tratamento, estes indivíduos tornam-se mais vulneráveis, podendo abusar do excessivo de drogas e de bebidas alcoólicas, envolver-se mais em acidentes automobilísticos e terem respostas inadequadas em situações estresses.

A dislexia é frequentemente descrita como um distúrbio oculto por não haverem sinais visíveis. É imprescindível que as escolas considerem em sua organização pedagógica as diferenças entre os alunos, contribuindo desta forma para a superação de preconceitos, a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade mais equânime. Assim, é notória a estrita relação entre a Educação Inclusiva e a melhoria na qualidade do ensino.

Dessa forma, a cidade de Campinas, pela Lei 14.995, de 09 de abril de 2015, passa a incluir em seu Calendário Oficial o “Dia da Dislexia”, a ser comemorado anualmente no dia 10 de outubro.

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