Select Page

Inaugurada Nova Sede da Farmácia Popular do Centro de Campinas

Inaugurada Nova Sede da Farmácia Popular do Centro de Campinas

inauguracao farmacia popularO Vereador Campos Filho conferiu, na manhã de 02 de abril de 2015, a inauguração da nova sede da  Farmácia Popular do Centro de Campinas, localizada na Rua Dr. Quirino, 567 que, junto com a unidade do Jardim Guanabara, ficam retomadas duas unidades para a população, disponibilizando mais de 1700 medicamentos por dia, e atendendo cerca de 500 pessoas.

A inauguração contou com a presença dos Secretários de Saúde, Carmino Antonio de Souza; de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio; de Trabalho e Renda, Arnaldo Salvetti, e de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini, vereadores, servidores municipais e vários munícipes.

A Farmácia Popular do Centro é mais uma conquista para a população. “Saúde é um bem precioso, estamos tratando com toda responsabilidade. Nestes dois anos, 54% de tudo que a Prefeitura recebeu de imposto foram investidos em saúde e educação”, disse o Prefeito Jonas.

O Secretário de Saúde enfatizou que a Farmácia Popular é um equipamento de saúde importante para a assistência da população. “Aqui é possível retirar medicamentos para as principais doenças que acometem a população, como diabetes e hipertensão, gratuitamente, além de outros com até 90% de desconto”, explicou Carmino.

O imóvel foi adaptado de acordo com as exigências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), seguindo critérios de acessibilidade e de vigilância sanitária. O prédio, de 330 metros quadrados, tem área de atendimento, dispensação e caixa, setores de estoque de medicamentos e de material de escritório, sala de gerência, copa, dois banheiros para funcionários, vestiário, banheiro para público – adaptado para cadeirantes – e espaço de lavanderia. No mezanino, há salas de arquivo morto, material de limpeza, descanso para funcionários, área administrativa e sala para o farmacêutico corresponsável.

 As farmácias populares dispõem de 112 medicamentos diferentes. Com a nova unidade, a expectativa da Prefeitura é de ampliação do público atendido. As duas Farmácias Populares de Campinas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. A farmácia do Guanabara fica Rua Clóvis Bevilacqua, 535.

 A retirada dos medicamentos pode ser feita mediante apresentação de receita médica contendo o registro do profissional, além de documento original do paciente com foto e CPF (para medicamentos controlados). Não é necessário ser paciente SUS, qualquer cidadão pode retirar o medicamento.

 Campinas teve uma unidade da Farmácia Popular no Centro que precisou ser fechada por motivos administrativos. Desde então, a Prefeitura buscou outro imóvel localizado na área central que tivesse as características de acessibilidade e o espaço adequado para o funcionamento da farmácia.

farmacia_popular2

Sobre a Farmácia Popular

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Ministério da Saúde em parceria com o poder público municipal que oferece medicamentos gratuitos ou com preços até 90% mais baixos que os de mercado. A gestão, os funcionários e o espaço físico da unidade são de responsabilidade da prefeitura.

A Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, é distribuidora exclusiva dos medicamentos, que são enviados às farmácias e custeados pelo governo federal.

Abril Mais Saúde

A entrega da Farmácia Popular do Centro faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo prefeito para os setores de Saúde e Educação. As ações – que levam o nome de “Abril Mais” – serão concretizadas durante este mês de abril.

As medidas incluem entrega de equipamentos, serviços, anúncio de novas reformas e contratações de recursos humanos por meio de concursos públicos.

Ações programadas para o “Abril da Saúde”

 – 2 de abril – Entrega da Farmácia Popular, localizada à Rua Dr. Quirino, 567, no Centro;

– 7 de abril – Entrega da unidade descentralizada do Samu, na região do Ouro Verde;

– 12 de abril – Entrega do novo PA São José;

– Assinatura da ordem de serviço para a reforma do PA Campo Grande;

– Ordem de serviço para obra de reforma e ampliação do Centro de Saúde do Jardim Capivari;

– Contratação 562 novos servidores (sendo 359 médicos e 40 enfermeiros) em processo de admissão;

– Criação de 616 cargos de agente comunitário de saúde para reforço nas equipes de combate à dengue;

– Homologação dos resultados de dois concursos já realizados: um para contratar 350 técnicos de enfermagem e outro para a contratação de 255 agentes comunitários de saúde. A contratação desses profissionais acontecerá depois de análise do impacto financeiro pela Secretaria de Finanças.

 O que já foi feito na Saúde na Gestão Jonas:

– Dois novos Centros de Saúde (Centro e San Martin);

– Inauguração da Academia de Saúde, na Rua Padre Vieira;

– Reformas de 19 unidades de saúde, após 20 anos sem melhorias. São elas: CS DIC III, CS Itajaí, CS Carvalho de Moura, CS Campos Elíseos (Tancredão), CS Santa Mônica, Academia DST Aids, CS Campina Grande, CS Itatinga, CS Costa e Silva, CS Lisa, Policlínica III, CS São Domingos, CS São Vicente, CS Pedro Aquino (Balão do Laranja), CS Vila Rica, CS Santa Lúcia, CS Parque da Figueira, PA Anchieta e PA São José;

– Contratação de 1.285 novos profissionais;

– Criação do programa “Dr. de Plantão”, que acrescentou 120 plantões de 12 horas na rede de urgência e emergência;

– 226 novos leitos de hospital (91 no Mário Gatti, 26 na Casa de Saúde, 35 no Ouro Verde e 74 na Santa Casa);

– Inauguração do centro de encaminhamento do Cartão Recomeço, na Santa Casa, para internação de pacientes do SUS que são dependentes químicos;

– Iniciada a obra do Centro de Saúde do Parque Oziel.

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins