Select Page

Dia Nacional Anti Aedes mostra pioneirismo de Campinas em tecnologia de combate ao mosquito

DSC_0016

Campos Filho entrega panfleto explicativo a cidadão

O saldo do chamado “Dia Nacional de Mobilização “Zika Zero” “, ocorrido no último sábado, 13 de fevereiro, com certeza foi positivo. Toda vez que a sociedade, o Poder Público, voluntários, agentes de saúde e Forças Armadas se unem, não se espera outra coisa, senão sucesso. Só das Forças Armadas, foram mais de 220 mil integrantes, além de 46 mil agentes de combate a endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde. Também houve o apoio dos governos estaduais, com a presença do Governador Geraldo Alckmin e municipais, em Campinas, com a presença do Vice-Prefeito Henrique Magalhães Teixeira,  com a efetiva participação da população acompanhando todas as visitas, abrindo suas portas para as equipes e promovendo a limpeza geral e necessária.

O balanço oficial apontou que foram visitadas 2 milhões e 800 mil residências, em 428 municípios em todo o país. É pouco, se considerarmos que o Brasil contém de cerca de 5.600 municípios. Mas, de outro lado, mostra que quando a sociedade se envolve e se mobiliza, o resultado é certo.

Os números confirmam também que a prevenção e o cuidado com nossa vizinhança é a principal forma de acabar com essa epidemia. Conforme informações do portal do governo federal, dos locais visitados, de 70% a 80% dos focos de reprodução do Aedes aegypti se encontram em casas, terrenos baldios, e construções abandonadas.

Em razão disso, a ação nacional continuou até o dia 18,  com participação de 55 mil integrantes das Forças Armadas na aplicação de larvicidas e produtos de combate ao mosquito, com apoio aos grupos de agentes de saúde.

Tecnologia Inovadora

dronexterrenoRelevante foi o ocorrido em Campinas. Dentre as ações habituais, sobressaiu-se a tecnologia inovadora trazida pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que teve a presença do Chefe-Geral do Projeto Evaristo de Miranda,  que usando imagens de satélite e drones, ofereceu a visualização de grandes espaços, a distância, que possibilita o mapeamento de áreas de contaminação, acumulação de entulhos, pneus e outros, facilitadores de formação de criadouros dos mosquitos, direcionando com maior eficiência as ações de combate.

A tecnologia impressionou o Ministro da Defesa, Aldo Rebelo. Quiçá tal tecnologia seja implantada em todo o país.

Mas a participação da população deve ser contínua, sempre vistoriando seu próprio espaço, contribuindo com a vizinhança, fiscalizando e informando dos lugares onde possa haver focos a serem eliminados. Por isso, não deixe de ver nossos conteúdos complementares sobre esse tema, em vídeos e e-books, neste site.

(fonte: correio popular, 18/02/2016, p. A11; blog do planalto, 15/02/2016)

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins