Select Page

Estabelecimentos comerciais devem afixar placa informando sobre laudo de limpeza de ar condicionado

Estabelecimentos comerciais devem afixar placa informando sobre laudo de limpeza de ar condicionado

limpando ar condicionadoAs altas temperaturas castigam a todos nos meses mais quentes do ano,  não só nas ruas, mas também em ambientes fechados, que necessitam do ar condicionado. Antes considerado artigo de luxo, agora o aparelho é uma necessidade e item obrigatório em muitas cidades brasileiras. Em dias mais quentes, a sensação térmica na cidade chega perto dos 40°C.

Da mesma forma que o ar condicionado causa conforto, também pode ser um dos responsáveis por doenças respiratórias em épocas de altas temperaturas. Sem manutenção, ou seja uma boa limpeza, ele se torna um importante transmissor de alguns males.

 As paredes dos tubos do ar condicionado parecem “cavernas” com alta concentração de ácaros, bactérias, fungos, vírus e transmissores de doenças. A falta da manutenção adequada pode acarretar, ou mesmo agravar doenças pré-existentes como: conjuntivites, problemas respiratórios como rinite, bronquite asmática, batizada pelos especialistas de “asma do ar condicionado”, e uma série de outras reações alérgicas.

Ao contrário do que as pessoas imaginam, a relação do ar condicionado com doenças respiratórias não acontece pelo simples fato de baixar a temperatura do ambiente, mas sim quando o ar quente exerce o mesmo efeito. O ar condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. Em consequência o ressecamento destrói os anticorpos e enzimas que atacam os invasores, predispondo as pessoas à infecções.

 Agência Nacional de Vigilância Sanitária indica que a manutenção de filtros deve ser feita uma vez por mês. Para isso, basta retirar o filtro e lavar com água corrente. Em locais com muita exposição à poeira, a higienização deve ser feita quinzenalmente.

Para se ter um uso adequado de um sistema de refrigeração com o ar condicionado é necessário contratar serviço especializado para manutenção semestral do mesmo, na limpeza de partes internas do ar-condicionado sendo elas; serpentina de aquecimento; serpentina de resfriamento e umidificador.

Por essas razões, Campos Filho levou à discussão do Plenário, projeto de lei que obriga os Estabelecimentos comerciais a fixarem placas em locais visíveis informando a respeito da regular manutenção da limpeza dos seus aparelhos de ar condicionado. É uma questão de prevenção. De saúde pública!

Veja o inteiro teor da lei, neste portal, na aba ‘Leis’, ou pelo Diário Oficial, clicando aqui.

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins