Select Page

TV Câmara Campinas opera em sinal aberto digital, CANAL 61,3

 Depois de 10 anos transmitindo pela TV a Cabo, a TV Câmara Campinas iniciou no dia 19/12/14 a transmissão em sinal aberto, digital.  A primeira transmissão na nova plataforma – que terá ainda o caráter experimental – foi do Culto de Ação de Graças, evento que tradicionalmente encerra as atividades no legislativo de Campinas.

Antes do culto, o presidente da Câmara Campos Filho (DEM) e os vereadores Pastor Elias Azevedo (PSB), Luiz Rossini (PV) e Paulo Bufalo (PSOL) descerraram a placa de inauguração e falaram da importância deste momento onde a população, que muitas vezes não tem oportunidade de acompanhar o trabalho legislativo pessoalmente, poderá acompanhar as ações dos vereadores através da TV em sinal aberto. Campos Filho agradeceu o empenho dos profissionais que atuaram para que o novo sinal fosse inaugurado. “Agora os funcionários tem a responsabilidade de manter e ampliar esse serviço cada vez mais à população”, enfatizou.

O culto foi celebrado pelo arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos e contará ainda com as presenças do Pastor Rui Mendes Faria, da Comunidade Evangélica Cristo Vive, e da Oradora Espírita, Leila Mendes da Rocha, do Grupo Espírita Casa do Caminho. O cultro começa às 16 horas, no Plenário da Casa.

A partir de agora, a TV Câmara em Campinas será sintonizada no canal 61.3 UHF Digital e no Canal 4 da NET,  mas deverá permanecer no ar apenas no período de duração do culto.

Assim que for encerrado o culto, a TV Câmara sairá do ar para ajustes nos transmissores e permanecerá assim durante o recesso parlamentar.

A expectativa é que a partir da primeira sessão ordinária do ano, marcada para 02 de fevereiro, o sinal esteja consolidado e a TV passe a operar ininterruptamente. Hoje, a TV Câmara usa o sinal a cabo da Net e chega a cerca de 70 mil moradias em Campinas. Com o sinal aberto, vai atingir as cerca de 400 mil residências cadastradas na cidade.

“Desta forma, o cidadão terá um instrumento eficiente para acompanhamento e fiscalização das atividades dos parlamentares”, aposta o presidente Campos Filho.

Foi na gestão de Campos Filho à Presidência da Câmara, que foi concretizado todo o processo, inclusive com a compra da infra estrutura necessária para a transmissão do sinal. O Presidente diz que o sistema de canal aberto também será um importante mecanismo de participação política da população e de transparência dos trabalhos legislativos. Segundo ele, a formação da rede legislativa de TV Digital é a maneira mais rápida e ao menor custo de atingir este objetivo e, ainda, ampliar a possibilidade de cobertura das TVs  municipais.

CÂMARA FEDERAL – A Rede Legislativa da TV Digital integra um amplo programa de abertura do sinal da TV digital que vem sendo desenvolvido pela Câmara dos Deputados.

Ao longo dos últimos dois anos, a expansão do sinal chegou a pelo menos 10 cidades do interior de São Paulo, como Jacareí, Ribeirão Preto, Barretos, Tupã, São Carlos, Jaú e Bauru. Este foi o primeiro grupo de cidades paulistas onde a parceria foi estabelecida com Câmaras Municipais, complementando as transmissões da rede legislativa de TV Digital das três esferas da União.

A rede está em funcionamento em São Paulo há quatro anos, colocando os sinais da TV Câmara (61.1), TV Assembleia (ALESP – 61.2) e Senado (61.4), disponíveis a toda a população da capital em caráter aberto e gratuito.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins