Select Page

Eleição do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano ocorreu no Salão Vermelho em Campinas

foto grupo eleicaoO Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC – Região Metropolitana de Campinas  – esteve reunido no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás, prédio onde funciona a Prefeitura Municipal de Campinas, nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, para eleger o novo presidente para o mandato de 2016.

Na oportunidade foi eleito para presidente, por aclamação, o Prefeito de Itatiba,  João Gualberto Fattori, e para vice-presidente  o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, em cerimônia que contou com a participação de prefeitos, representantes e membros do Governo do Estado, incluindo o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, responsável pela estruturação das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Campos Filho compareceu ao evento para prestigiar esse importante órgão deliberativo da Região Metropolitana de Campinas, oportunidade em que cumprimentou a Diretora Executiva da AgenCamp – Agência Metropolitana de Campinas, Ester Viana, pela sua atuação.

Durante o encontro também aconteceu a eleição dos membros do Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano), composto pelos prefeitos de Valinhos, Clayton Machado; de Cosmópolis, Antonio Fernandes Neto e Morungaba, José Roberto Zem. O representante do Estado no Conselho é o gerente regional do CDHU, Felipe Carraro; a diretora técnica é Jamile Fonseca, e a diretora administrativa, Carmen Elias, da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que era o Presidente do conselho até então, transferiu oficialmente a presidência depois de dar início e encaminhamento às deliberações da pauta, ressaltando a importância da união nas ações dos prefeitos em parceria com o Estado.

O novo presidente falou sobre o comprometimento dos prefeitos em formular políticas públicas de maneira integrada. “É um novo modelo de gestão pública que vem sendo fortalecido na região”, reforçou.

Segundo Edmur Mesquita, a Região Metropolitana de Campinas é uma das mais bem estruturadas de todo país.

No balanço das ações promovidas no último ano pelo Conselho, a diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, pontuou as audiências dos prefeitos com os secretários de Estado, a participação de secretários de Estado em reuniões do Conselho e também o balanço financeiro dos projetos metropolitanos.

DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA RMC

O Conselho de Desenvolvimento foi criado pela Lei Complementar nº 870 de 19 de junho de 2000 e instalado através do Decreto nº 46.057 de 27 de agosto de 2001. O órgão tem caráter deliberativo e normativo, composto por um representante de cada município que integra a RMC e por representantes do Estado nos campos funcionais de interesse comum. O Conselho é responsável pela deliberação dos projetos metropolitanos, que se utilizam de recursos financeiros do Fundocamp para financiá-los. Os 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas somam cerca de 3 milhões de habitantes.

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins