Select Page

Padre Haroldo Rahm: Uma vida de Acolhimento, Serviço e Exemplo

Na noite de alegria pela celebração da vida!

Na noite de alegria pela celebração da vida!

Nesta segunda feira, 22 de fevereiro, o Padre Haroldo Rahm completou 97 anos de idade, o que foi muito celebrado não como um simples aniversário, mas porque é, antes de mais nada, um exemplo a ser seguido, uma preciosidade a serviço do bem comum, e que foi acolhido pela nossa cidade de Campinas.

Atualmente concentrando suas atividades pelo Instituto Padre Haroldo, esse Jesuíta destemido chegou ao Brasil nos idos de 1964 como missionário, tendo sido logo designado para nossa cidade, onde prontamente iniciou os trabalhos para evangelização, fundando as paróquias de São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora da Pompéia.

De lá para cá, não parou de promover o bem, de buscar o acolhimento para as pessoas com dependências químicas, em estado de vulnerabilidade, vítimas de violência, ou abandono.

Ao longo desses anos foram inúmeros trabalhos, ficando muito conhecido em nossa cidade pela “Fazenda do Senhor Jesus” voltado para o tratamento e recuperação de dependentes químicos e o programa “Amor Exigente”, inspirado no livro “Tough Love” (EUA) hoje difundido em todo o país, além de Argentina e Uruguay, por meio da FEAE para oferecer apoio às famílias e desenvolver a prevenção ao uso e abuso de drogas psicoativas e álcool.

E sua preocupação e determinação em ajudar as pessoas a se livrarem das drogas ensejou várias frentes de trabalho como a Co-fundação da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica, a Coordenação da Campanha da Fraternidade de 2000, cujo tema foi “Por um Mundo Sem Drogas”, e em 2006, quando iniciou a Campanha de Prevenção às drogas através da Espiritualidade, movimento ecumênico que foi denominado “Fé na prevenção”, gerando cartilha de orientação a religiosos e famílias publicada pela SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).

Através do Instituto Haroldo Rahm, mantem hoje três linhas de atuação denominadas Programas “Aprender Mais”, “Despertar para a Vida” e “Além da Rua”.

Campos Filho teve oportunidade de participar ativamente de vários desses projetos, pois a determinação e energia com que o Padre Haroldo se dispõe a realizar o bem é contagiante, o que aproximou os dois ao longo do tempo: “Uma amizade que acalenta a alma. O Evangelho vivo que mostra ser possível viver para servir! O Velho, o Jovem, tudo em um só! Pe. Haroldo! 97 anos!”, se emocionou Campos Filho.

O testemunho do Vereador Campos Filho nessas atividades motivou  em junho de 2008, pelos indiscutíveis serviços em benefício da comunidade de Campinas, a indicação do Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Campinas.

Por isso, nesta homenagem pela celebração dos 97 anos de vida do Padre Haroldo Rahm, deixamos registrado que esse homem, verdadeiramente de Deus, tem plantado em nossa cidade, com raízes profundas, um patrimônio de história de vida de acolhimento, de serviço e, portanto, de exemplo de conduta para todos os homens e mulheres de bem. Saudações em Cristo Jesus!

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins