Select Page

Público lota plenário para ver palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella

Público lota plenário para ver palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella

cortella A Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) e Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), da Prefeitura de Campinas, promoveram nesta quinta-feira (27/11) pela manhã uma palestra com o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella.

A um plenário lotado por mais de 400 pessoas, o mestre e doutor em Educação falou sobre gestão, liderança e ética e instigou a plateia ao fazer um questionamento sobre o legado que cada deve deixar para a posteridade.

O encontro com Cortella integra a ciclo “Ampliando Horizontes” criado pela EGDS e que tem como objetivo qualificar o servidor público ao propor a ele um novo olhar para assuntos do cotidiano.

A palestra teve como base o novo livro do filósofo paranaense – mas que mora em São Paulo já há mais de quatro décadas – “Qual é a tua obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética”.

No livro, Cortella diz que é preciso buscar sentido no trabalho e, como consequência disso, enxergar um significado maior para a própria vida. Citando o poeta gaúcho Mário Quintana e o pensador britânico Benjamin Disraeli, Cortella lembrou que a vida é curta e, por isso, não pode ser neglicenciada.

“A vida é muito curta para ser pequena, banal, fútil, inútil, superficial, morna”, disse. Por causa disso, lembrou, o trabalho não pode ser considerado um castigo.

Ele lembrou que a liderança é uma virtude e não um dom e, por fim, tentou desvendar o mistério da ética e sugeriu três perguntas simples, mas essenciais, para uma convivência coletiva. Quero? Posso? Devo?

“Afinal, a ética é um conjunto de princípios e valores que usamos para responder estas perguntas e a integridade é um princípio ético para não apequenar a vida”, resumiu.

O presidente da Câmara, vereador Campos Filho abriu a palestra e se disse satisfeito com o interesse que eventos como este têm despertando nas pessoas. “É incrível que tenhamos aqui um número tão grande de pessoas para refletir sobre ética. Isso é uma demonstração de que as coisas estão, realmente mudando neste país”, afirmou.

No final de agosto, Elecamp e EGDS trouxeram à Câmara, o mestre e doutor em filosofia, Luiz Felipe Pondé que falou sobre um tema semelhante. Na oportunidade, Pondé discutiu “ Tensões da Ética Contemporânea” – quando tratou de dilemas como se é possível ser ético num mundo onde tudo é relativo.

ELECAMP/ TCE: Paralelamente à palestra de Cortella, a Elecamp promoveu nesta quinta-feira um curso com consultores do Tribunal de Conta do Estado de São Paulo. Os especialistas falaram sobre “Processos, Contratos, Obras e Licitações”. Esse curso foi destinado a servidores da Casa.

No início do mês, a Elecamp promoveu palestra sobre “Improbidade Administrativa”. Destinado a servidores de câmaras municipais, o curso foi proferido pela advogada Neusa Dorigon, que é consultora jurídica da Câmara.

De acordo com a diretora da Elecamp, Ana Cleide Souza de Castro, o objetivo dos cursos é oferecer capacitação e melhorar a qualificação aos servidores, em especial os que foram aprovados no concurso público do primeiro semestre e que assumiram seus cargos recentemente.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins