Select Page

No mês da Consciência Negra, Câmara recebe Rei de Efon-Osun, da Nigéria

No mês da Consciência Negra, Câmara recebe Rei de Efon-Osun, da Nigéria

Sua Majestade Oba Al-Maroof Adekunle Magbagbeola, Olumoyero II: Autoridade quer reaproximação de comunidades tradicionais de matriz africana no Brasil.

rei nigeria

Campinas será uma das poucas cidades do País a receber a visita de sua Majestade Oba Al-Maroof Adekunle Magbagbeola, Olumoyero II, Rei de Efon, estado de Osun, na Nigéria, descendente direto de Osaalufon, considerado a presença de Oxalá na Terra. Ele estará na cidade nesta terça (18/11).

A expectativa com essa primeira passagem do Rei pelo Brasil, neste mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), é reaproximar o Povo Tradicional de Matriz Africana de comunidades brasileiras, em especial o Yorubá, de suas origens nigerianas, cujas ligações foram cortadas durante a diáspora provocada pela escravidão.

As informações são do Comitê Central da Vinda do Rei AL Maroof, sediado em Embu das Artes (SP), outra cidade que será visitada por ele neste mês.

“A visita do Rei é um momento histórico para os Povos de Matriz Africana no Brasil, pois busca estabelecer um tempo sem preconceitos, reconhecer esses povos a partir do fortalecimento e consolidação dos princípios civilizatórios africanos diante dos conflitos que colocam a civilização negra em vulnerabilidade social e alimentar”, considera Tata Edson, coordenador do Comitê e coordenador nacional de articulação política do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

Entre os objetivos específicos da visita estão dar visibilidade à visão de mundo de matriz africana em relação às águas, ao ar e à terra, por isso a importância de discutir a situação dos mananciais, já que a água é um alimento tradicional destes povos; apresentar propostas para o enfrentamento da violações de direitos, com participação do governo e da sociedade civil; dialogar sobre o direito à alimentação tradicional e à atenção integral à saúde tradicional de matriz africana; sobre a necessidade da aplicação da lei federal 10.639/03, que incluiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.

Agenda em Campinas – Em Campinas, última cidade do País a abolir a escravidão, também foi criado um Comitê da Vinda do Rei Al Maroof, que preparou uma agenda de atividades no dia 18/11. A primeira atividade do Rei em Campinas será uma visita oficial ao presidente da Câmara, Campos Filho, às 9 horas, a quem sua Majestade apresentará os objetivos de sua vinda ao Brasil e à cidade. O Comitê de Campinas conta com apoio do mandato do vereador Carlão do PT.

Carlão tem trazido ao Legislativo demandas das comunidades tradicionais de matriz africana e pela igualdade racial, como com a apresentação do Projeto de Lei 157/2013, que pretende proibir perguntas sobre religião aos candidatos em questionários de emprego e adesão a clubes; a proposta de criação da Semana Educar Pela Igualdade Racial; a realização de eventos e ações pela implementação da Lei 10.639/ 2003, a exemplo da criação do Fórum Permanente de Educação e Diversidade das Relações Étnico-Raciais de Campinas, em março deste ano.

Al Maroof também falará com jornalistas da imprensa local e regional, às 9h30, no Plenarinho da Câmara Municipal. Ele também vai visitar o Instituto Cultural Babá Toloji- Memória e Identidade Afro, considerado o maior acervo de peças africanas da América Latina, no Jardim São Vicente.

A seguir, as atividades do Rei na cidade abertas ao público:

Seminário sobre a Lei 10.639/ 03 (10 horas), no Plenário da Câmara Municipal (Rua Engenheiro Roberto Mange, 66, bairro Ponte Preta).

Almoço na Fazenda Roseira (12h30), na Avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Caminho das Árvores, Jardim Roseira. OBS.: Aberto ao público mediante aquisição de convite antecipadamente, com Edna Lourenço (19) 9.9664-7050 ou Maurílio (19) 9.9492-3485.

Plantio da árvore Baobá (16 horas), na Praça das Folhas Sagradas Kosi Ewé Kosi Orisa, localizada entre as ruas Carlos Bellucci, Roberto Alves Ribeiro e Maria Cândida Conceição, no Jardim Mirassol.

Informações adicionais:

Mais informações sobre a visita do Rei podem ser obtidas na

Página do Facebook – https://www.facebook.com/visitadorei

e em vídeo disponível no YouTube – http://youtu.be/I2b5-DcfgjE

Mais informações para a Imprensa:

Comitê Vinda do Rei AL Maroof (Embu das Artes): (11) 4781-4462. Com Rúbia Mara (11) 9.5405-9048, da Assessoria de Comunicação Paralelo (11) 2153-7586,

paralelocomunicacao@outlook.com

e Marcia Arndt (11) 9.4756-2348 (Rádio ID 45*15*3060).

Comitê Vinda do Rei AL Maroof (Campinas): Michele da Costa (assessora de imprensa do vereador Carlão do PT)- (19) 3736-1314/ (19) 9.8838-0781, comsustentavel@gmail.com

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins