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Campos Filho protocola Projeto de Lei que incorpora ao calendário do Município de Campinas como o dia 10 de Novembro, o “DIA DA DISLEXIA”

Campos Filho protocola Projeto de Lei que incorpora ao calendário do Município de Campinas como o dia 10 de Novembro, o “DIA DA DISLEXIA”

camposgravatavermelhaCampos Filho protocolizou na Casa o Projeto de Lei que incorpora ao calendário do Município de Campinas como o dia 10 de Novembro, o “DIA DA DISLEXIA.

O Dia Municipal das pessoas com Dislexia visa estimular o debate para a construção de um sistema educacional que una, na mesma estrutura, o ensino regular tradicional e a educação especial, potencializando o ambiente escolar como espaço de plena inclusão, através do desenvolvimento acadêmico e social.

O presente projeto de lei tem por objetivo incluir no Calendário Oficial da Cidade de Campinas o Dia Municipal das Pessoas com Dislexia, a ser comemorado anualmente com homenagens e eventos de divulgação. E através de seminários e eventos de divulgação subsidiar e criar políticaspúblicas e escolares voltadas ao disléxico. Busca a inclusão, o conhecimento, e a identificação de pessoas com Dislexia. Assim, conseguimos vislumbrar o que esta sendo realizado na cidade, bem como, as perspectivas na área de inclusão para avançarmos na educação paulistana.

Isso significa ir além da questãopedagógica, significa chegar na questãopsíquica, de infraestrutura, do modelo de inclusão efetiva nas escolas; significa oferecer à famíliacondições para que a criança seja incluída e não simplesmente alegar que a escola está pronta para a inclusão; significa ter equipe treinada, preparada, qualificada para levar adiante os programas de inclusão.

A dislexia tornou-se uma questão importante de saúdepública: Em geral, crianças com algum tipo de distúrbio de aprendizagem não processam as informações de maneira convencional o que resulta, muitas vezes, no abandono do ensino formal e fracasso na vida escolar.

Estima-se que entre 5% a 17% da população seja disléxica e 7% dos alunos em idade escolar apresentam Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sejam moderadas ou severas, TDAH e Dislexia não tratadas em adolescentes e adultos causam uma variedade de incompetências cognitivas, emocionais e comportamentais, que nãosó reduzem as habilidades em lidar com as situações cotidianas adversas, como são agravantes para muitos outros transtornos do desenvolvimento.

Sem tratamento, estes indivíduos tornam-se mais vulneráveis, podendo abusar do excessivo de drogas e de bebidas alcoólicas, envolver-se mais em acidentes automobilísticos e terem respostas inadequadas em situações estresses.

A dislexia é frequentemente descrita como um distúrbio oculto por não haverem sinais visíveis. É imprescindível que as escolas considerem em sua organização pedagógica as diferenças entre os alunos, contribuindo desta forma para a superação de preconceitos, a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade mais equânime. Assim, é notória a estrita relação entre a Educação Inclusiva e a melhoria na qualidade do ensino.

Dessa forma, justifica-se a importância da inclusão do Dia Municipal das pessoas com Dislexia no Calendário Oficial da Cidade de Campinas.

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