Select Page

Presidente faz balanço positivo do 1º semestre na Câmara

Presidente faz balanço positivo do 1º semestre na Câmara

Balanço-Camara-de-CampinasO presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Campos Filho (DEM) fez um balanço positivo do trabalho realizado pelo Legislativo nos primeiros meses do ano. Ao final da sessão desta segunda-feira (30/06) – a última antes do recesso do meio de ano – o presidente ressaltou o trabalho de fiscalização que vem sendo feito, em especial pelas comissões temporárias e permanentes da Casa.

Campos lembrou que integrantes da Comissão de Saúde fizeram plantões em postos de saúde da região do Campo Grande e Ouro Verde para verificar a presença de médicos e outros profissionais da saúde. “O trabalho que os vereadores da comissão vem realizando é extremamente importante. Eles atacaram um problema que aflige a população, em especial a mais carente”, disse o presidente que destacou a determinação dos vereadores Gilberto Cardoso (PSDB) e Neusa do São João (PSD).

Campos lembrou que a Comissão do Meio Ambiente foi protagonista na maior crise hídrica da história da cidade. “A Comissão, na pessoa do vereador Rossini (Luiz Carlos) trouxe aqui para o Plenário, autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater saídas para a crise, exercendo um papel de protagonismo em todo o processo”, elogiou o presidente.

Para o vereador Campos Filho a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) presidida pelo vereador Artur Orsi (PSDB) identificou os problemas e agora prepara uma legislação que promete regular de forma definitiva o setor. “É isso que se espera de um Parlamento. Que levante os problemas e indique os caminhos”, afirmou.

Campos disse que esse tipo de resultado aconteceu também com outras comissões. Lembrou que a Comissão de Estudos da Construção Civil preparou um projeto de lei que amplia as possibilidades de fiscalização do município quanto as obrigações das empresas, num procedimento que vai permitir a identificação e responsabilização daqueles que desrespeitam os direitos do trabalhador.

O presidente elogiou a condução do presidente da Comissão de Política Urbana, vereador José Carlos Silva (SDD), nas audiências públicas para debate da Macrozona 09 – que definiu o Plano Local de Gestão da região do Distrito de Nova Aparecida.

Neste primeiro semestre, a Câmara abrigou debates importantes, segundo o presidente, como a série de palestras que lembraram os 50 anos do golpe militar de 1964, organizada pelo vereador Thiago Ferrari (PTB), ou daqueles a respeito da violência doméstica, conduzidos pela Comissão da Mulher.

“Sob a condução do vereador André Von Zuben, a Comissão de Ciência e Tecnologia reuniu especialistas e conseguiu definir o embrião do que será o Plano Municipal de Ciência e Tecnologia”, lembrou. “É esse tipo de atuação que a Câmara está fazendo e é por isso, que considero exemplar o trabalho que o Legislativo vem desempenhando”, acrescentou o presidente.

“Além disso, a Comissão da Pessoa com deficiência, sob o comando do vereador Paulo Bufalo (PSOL) reviu a legislação voltada para essa parcela da população e a Comissão de Cultura, chegou a formular uma minuta de projeto”, disse.

“Enfim, tivemos ações afirmativas e pró-ativas em todas as comissões e isso é muito mais que votar projetos ou fazer indicações. A Câmara está trabalhando na construção de políticas públicas para a cidade”, argumentou. “E é isso que torna o Legislativo um poder relevante para a cidadão”, concluiu o presidente.

Campos Filho lembrou ainda a reforma administrativa realizada este ano; a homologação do concurso publico, o primeiro na Casa em 24 anos e o início da operação da Escola do Legislativo (Elecamp), que tem como função oferecer cursos de qualificação para os servidores

Texto e Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

About The Author

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins