Select Page

Delegado Licurgo Nunes Costa receberá título de Cidadão Campineiro

campos e dr licurgo

Campos Filho com o ex-vereador Elcio Batista e o Delegado Dr. Licurgo Nunes Costa (à direita), na implantação dos Plantões 24h

É de Campos Filho o Projeto de Decreto Legislativo aprovado na reunião ordinária da noite do último dia 24 de fevereiro, que concede o título de Cidadão Campineiro ao Delegado, Dr. Licurgo Nunes Costa. A comenda é concedida pela Câmara Municipal a cidadãos não campineiros que contribuem com ações de relevância em várias áreas para o desenvolvimento e a cidadania de nossa cidade.

Nesse sentido, foram muitos os projetos e programas que se originaram ou foram implantados por iniciativa e comando do Dr. Licurgo Nunes Costa em nossa cidade, ao longo do tempo em que atuou pela Polícia Civil do Estado de São Paulo.

O Projeto CamcRove – Campinas, com o objetivo de combater o furto e roubo de veículos foi criado por ele, abrangendo as fiscalizações em desmanches, e ação conjunta de órgãos na esfera Federal, Estadual e Municipal.

Também foi por obra do Dr. Licurgo Nunes Costa que foram implantadas Operações Policiais a nivel do Deinter 2, concomitantemente em 38 municípios para intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes, apreensão de armas de fogo e cumprimento de mandados de prisão, alcançando resultados diferenciados, chegando a efetuar de 250 a 300 prisões em um só dia de operação.

Na sua atuação, incrementou as atividades de capacitação dos policiais civis, mediante o Núcleo de Ensino da Acadepol, aplicando nas investigações as técnicas de Inteligência Policial.

Inaugurou em 10/05/2013, juntamente com o Juizado Especial Criminal, no Fórum da Cidade Judiciária de Campinas, o NECRIM, Nucleo Especial Criminal, onde compareceu o então Presidente do Tribunal de Justiça de Sâo Paulo, Desembargador Dr. Ivan Sartori, com o objetivo de imprimir celeridade no atendimento da população, em casos de crimes de menor potencial ofensivo.

Foi ainda o idealizador do projeto de criação da 2a Delegacia Seccional de Polícia de Campinas, na zona oeste de Campinas, para trazer maior contingente de policiais para atuar naquela região de nossa cidade, no combate à criminalidade, especialmente nos crimes contra a vida, tendo sido criada por Decreto do Governador em 21/12/2011 e inaugurada em 28/02/2014.

Remodelou o regime de atendimento das delegacias com os Plantões Policiais e Central de Flagrantes, passando a oferecer a disponibilidade de serviços 24 horas ininterruptas, com maior poder investigatório dos distritos em crimes complexos e de maior gravidade como homicídios, latrocínios, roubos a residências, dentre outros.wp-1457032423706.jpeg

A área de Segurança Pública ainda precisa de muito investimento e de muitas ações para trazer à população a segurança efetiva e também a sensação de segurança, além de remodelamento de todo o sistema punitivo e carcerário que venha a alcançar a tão sonhara ressocialização.

E nesse caminho, encontramos pessoas determinadas a contribuir dentro de suas habilidades, conhecimentos técnicos, legitimidade e competência, para a melhoria da prestação desse serviço público tão importante, merecendo, com isso o reconhecimento da sociedade. O Título foi publicado pelo Decreto Legislativo 4.045, de 24 de fevereiro de 2016. A entrega da comenda será realizada em reunião solene ainda a ser agendada. Cadastre-se neste site para ter notícias atualizadas.

About The Author

Videos Recentes

Loading...
Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins